Conecte-se conosco

Geral

APRENDIZ COOPERATIVO DO CAMPO INICIA CAPACITAÇÃO DE 25 JOVENS EM TIRADENTES DO SUL

Publicado em

em

Na tarde de segunda-feira (10) foi realizada a abertura das atividades da sexta turma inserida no programa Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolvido através de uma intercooperação entre Cotricampo e CooperConcórdia.

25 jovens que integram famílias que são associadas à Cotricampo e residem em propriedades rurais no município de Tiradentes do Sul, estarão realizando o curso, ao longo dos próximos 23 meses. O Aprendiz Cooperativo do Campo tem como principais objetivos, estimular a permanência dos jovens em suas propriedades rurais, proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento de seu quadro social, promover a continuidade familiar profissionalizada, o empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

A proposta trabalha a partir de aulas teóricas em sala de aula (416 horas/aula), e atividades práticas supervisionadas na propriedade familiar de cada jovem (1.100 horas/aula), o que totaliza uma carga horária de 1.516 h/a em 23 meses de curso.

Os 25 jovens que participam da turma em Tiradentes do Sul, acompanhados por seus pais, assinaram contrato de trabalho com a Cotricampo, o que garantirá o pagamento financeiro de uma bolsa incentivo mensal.

Desde 2018, o Aprendiz Cooperativo do Campo já formou cinco turmas na área de atuação da Cotricampo: Campo Novo/Braga/Bom Progresso, Crissiumal, Redentora, São Martinho/Sede Nova e Três Passos, com aproximadamente 125 jovens qualificados.

Tiago Moroni de Souza, vice-presidente da CooperConcórdia, reforçou a importância do programa, que garante uma rotina de trabalho e de técnicas aos jovens participantes, “que visam um aperfeiçoamento das capacidades e competências de gestão de um negócio, a partir de sua propriedade, fortalecendo o desenvolvimento de toda a região”.

“O investimento que a Cotricampo faz neste programa agrega muito valor ao seu associado. É uma iniciativa que buscar despertar no jovem uma visão diferenciada para o seu negócio, possibilitando que os pais abram espaço para os filhos também participarem da gestão da propriedade, trabalhando na prática aquilo que é ensinado em sala de aula”, complementa Tiago.

Pelo menos 60 jovens demonstraram interesse em participar desta turma, em Tiradentes do Sul. Neste sentido, Emerson Borgmann, gerente da unidade de negócios da Cotricampo na localidade de Novo Planalto, reforçou o pedido para que os 25 jovens selecionados estejam empenhados ao longo do curso, aproveitando ao máximo esta oportunidade de trabalho e qualificação.

Também participaram da abertura dos trabalhos, a gerente do setor de Recursos Humanos, Meri Guth, o agente de Inteligência e Inovação, Melkisedeke Soares, além dos gerentes do Super Cotricampo e da Loja Agropecuária de Tiradentes do Sul, Sergio Feil e Marcio Kluge Bald, respectivamente.

Desde a concepção do programa, o Aprendiz Cooperativo do Campo já capacitou mais de 800 jovens, em 36 turmas, no âmbito de 11 cooperativas parceiras da iniciativa.

As aulas teóricas, em Tiradentes do Sul, acontecem na Escola Estadual Cecília Meireles, na localidade de Novo Planalto, onde também está sediada a unidade Cotricampo no município.

Fonte: Vinicius Bindé Arbo de Araujo – Jornalista MTE 21077

Departamento de Comunicação Cotricampo

Esporte

INÍCIO DO CAMPEONATO VARZEANO DE VISTA GAÚCHA FOI UM SUCESSO.

Publicado em

em

Neste domingo, dia 23/02, o município de Vista Gaúcha viveu um momento emocionante com o início do Campeonato Varzeano, organizado pela administração municipal, através da Secretaria de Desporte e lazer e Turismo, CMD e Secretaria Municipal de Industria e Comercio, trouxe à tona a paixão pelo futebol e a oportunidade da disputa esportiva entre as comunidades. O evento atraiu torcedores de todas as idades, numa verdadeira celebração ao futebol de campo.

Os jogos aconteceram no extraordinário campo do União de Bom Plano, que contou com a presença de grande público. As equipes, compostas por jogadores que residem no município, mostraram garra e determinação em campo e muita disciplina, proporcionando confrontos emocionantes e cheios de rivalidade, saudável e muitos gols.

Com a participação de sete equipes, a expectativa é que o campeonato cresça a cada rodada, unindo ainda mais os moradores de Vista Gaúcha em torno da admiração pelo futebol. O sucesso deste início promete um campeonato repleto de histórias e grandes emoções.

Assim, o Campeonato Varzeano de Vista Gaúcha se mostrou um verdadeiro exemplo de como o esporte pode conectar pessoas, reforçando laços de amizade e promovendo um espírito comunitário vibrante. A torcida já está ansiosa para os próximos jogos, que prometem trazer mais surpresas e adrenalina!

Seguem os resultados da rodada do dia 23/02.

Juventude 00 x 06 Saltinho do Guarita.

Nacional Barreiro 04 x 03 união de Bom Plano.

Harmonia Tiradentes 02 x 04 Raffaelli/ Três bocas.

Próxima Rodada.

No campo do atlético clube Gaúcho, organizada pelo Nacional do Barreiro.

1° Jogo (09:30) Raffaelli/Três bocas X União.

2° Jogo (13:30) A.C.Gaúcho X Juventude.

3° Jogo (15:30) Nacional x Harmonia Tiradentes.

Continue lendo

Educação

COMEÇARAM AS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VISTA GAÚCHA

Publicado em

em

Com um número recorde de matrículas, as aulas começaram com foco no reforço no contraturno, contratação de novos professores e a implementação de avaliações internas para melhorar o aprendizado

Começou na última segunda-feira, 10/02, o ano letivo nas escolas municipais de Vista Gaúcha, com um número recorde de alunos matriculados. Até a última quinta-feira (06) , foram registradas 398 matrículas, número que reflete o aumento do interesse pela educação nas três escolas da rede municipal.

Este ano, uma das principais novidades é o reforço no contraturno escolar. A Prefeitura de Vista Gaúcha investirá em atividades complementares, com foco nas disciplinas de Português e Matemática, com o objetivo de aprimorar o aprendizado dos estudantes. A medida visa atender a uma necessidade crescente de reforço nas áreas mais desafiadoras para os alunos.

Além disso, a administração municipal anunciou na última semana a contratação de novos professores e a intensificação da formação continuada dos educadores, reconhecendo a importância do aperfeiçoamento constante para uma educação de qualidade. Ao todo, 90 servidores atuarão nas escolas municipais ao longo deste ano letivo.

Na última semana, um encontro entre todos os professores da rede de ensino definiu as metas e os objetivos para 2025. Entre as ações que serão implementadas, destaca-se a introdução de avaliações internas, além das tradicionais avaliações externas, para acompanhar de perto o desempenho dos alunos e identificar áreas que necessitam de melhorias. O objetivo é criar um acompanhamento mais próximo do progresso dos estudantes.

A coordenação da rede de ensino municipal, sob responsabilidade do Secretário de Educação e Cultura, Celso José Dal Cero, está focada em garantir que todas as ações planejadas contribuam para a melhoria contínua da qualidade educacional no município, com a participação ativa de educadores e alunos.

Continue lendo

Geral

A SEMENTE FOI LANÇADA: VISTA GAÚCHA E BARRA DO GUARITA INICIAM A CAMINHADA PARA SE TORNAR PARÓQUIA

Publicado em

em

Na última terça-feira, 11 de fevereiro, por iniciativa do padre Luiz Afonso, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com participação do cônego padre Alex e do Vigário padre Emerson foi realizada uma importante reunião na Capela Santa Isabel, localizada em Vista Gaúcha. O evento contou com a participação dos conselhos de todas as comunidades que compõem os municípios de Vista Gaúcha e Bar do Guarita. O principal objetivo desse encontro foi esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com foco na questão financeira e em outras questões administrativas.

Além disso, a reunião também teve como tema central a proposta de formação de uma nova paróquia que abarcasse os dois municípios, unindo as 17 capelas que atualmente fazem parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A ideia, que partiu tanto das comunidades quanto do bispo Dom Antônio Carlos, gerou um amplo debate entre os presentes, com manifestações de quanto importante será a paróquia na vida das pessoas que fazem parte destas 17 comunidades.

Após as colocações e discussões, chegou-se a um consenso para dar continuidade ao processo, com o próximo passo sendo a realização de uma reunião com os tesoureiros das comunidades para levantar dados sobre as receitas e despesas das capelas, e entender a viabilidade financeira de uma possível implantação da paróquia.

Este encontro representa um marco histórico para os dois municípios, pois possibilitaria a presença diária de um padre, não apenas para as celebrações nas capelas, mas também para o desenvolvimento de um trabalho pastoral mais amplo. Isso incluiria ainda atividades em escolas, grupos da terceira idade, catequese, grupos de orações, visitação a doentes, e famílias, entre outros, aproximando ainda mais os fiéis da Igreja e de Deus. Com isso, a paróquia teria o potencial de fortalecer a vida religiosa local e expandir sua atuação, atendendo de forma mais completa e próxima às necessidades da comunidade.

Continue lendo