No emocionante encerramento do curso de inclusão digital ministrado pelo professor Jeferson Pinto de Moraes do SENAR, cinco participantes foram conduzidos diretamente ao universo da tecnologia. Este curso, uma colaboração entre a Administração Municipal de Vista Gaúcha, o Sindicato Rural de Tenente Portela e o SENAR, teve como objetivo capacitar os participantes em habilidades fundamentais para navegar e utilizar as ferramentas digitais de maneira eficiente e inclusiva.
O secretário da Agropecuária Joel Danetti, destacou a importância da parceria entre essas entidades na realização do curso, ressaltando o compromisso conjunto com a educação e o desenvolvimento da comunidade. Ele enfatizou que iniciativas como esta não só capacitam pessoas, mas fortalecem os laços comunitários e promovem o acesso equitativo à tecnologia.
Uma das participantes, Ili Piccinini, expressou sua gratidão pela oportunidade e compartilhou sua alegria por poder finalmente se conectar com o mundo digital. Para ela, o curso representou não apenas a aquisição de novas habilidades, mas também a abertura de portas para um futuro mais promissor e integrado com as ferramentas tecnológicas modernas.
Durante os dias de aprendizado, sob a orientação dedicada do professor Jeferson Pinto de Moraes, os participantes mergulharam em temas que variavam desde o uso básico de computadores e internet até aplicações mais avançadas. Através de aulas práticas e interativas, eles não só dominaram novos conhecimentos, mas também descobriram como a tecnologia pode facilitar suas vidas diárias e expandir suas oportunidades educacionais e profissionais.
No encerramento do curso, o clima era de celebração e realização, com os participantes compartilhando suas experiências transformadoras. Todos reconheceram o impacto positivo que o curso teve em suas vidas e expressaram otimismo em relação ao futuro, agora equipados com as habilidades necessárias para prosperar na era digital em constante evolução.
Com um número recorde de matrículas, as aulas começaram com foco no reforço no contraturno, contratação de novos professores e a implementação de avaliações internas para melhorar o aprendizado
Começou na última segunda-feira, 10/02, o ano letivo nas escolas municipais de Vista Gaúcha, com um número recorde de alunos matriculados. Até a última quinta-feira (06) , foram registradas 398 matrículas, número que reflete o aumento do interesse pela educação nas três escolas da rede municipal.
Este ano, uma das principais novidades é o reforço no contraturno escolar. A Prefeitura de Vista Gaúcha investirá em atividades complementares, com foco nas disciplinas de Português e Matemática, com o objetivo de aprimorar o aprendizado dos estudantes. A medida visa atender a uma necessidade crescente de reforço nas áreas mais desafiadoras para os alunos.
Além disso, a administração municipal anunciou na última semana a contratação de novos professores e a intensificação da formação continuada dos educadores, reconhecendo a importância do aperfeiçoamento constante para uma educação de qualidade. Ao todo, 90 servidores atuarão nas escolas municipais ao longo deste ano letivo.
Na última semana, um encontro entre todos os professores da rede de ensino definiu as metas e os objetivos para 2025. Entre as ações que serão implementadas, destaca-se a introdução de avaliações internas, além das tradicionais avaliações externas, para acompanhar de perto o desempenho dos alunos e identificar áreas que necessitam de melhorias. O objetivo é criar um acompanhamento mais próximo do progresso dos estudantes.
A coordenação da rede de ensino municipal, sob responsabilidade do Secretário de Educação e Cultura, Celso José Dal Cero, está focada em garantir que todas as ações planejadas contribuam para a melhoria contínua da qualidade educacional no município, com a participação ativa de educadores e alunos.
Hoje, dia 22 de outubro, o município de Vista Gaúcha acolhe o 2° Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, realizado no auditório municipal Michelli Prates. Este evento é de extrema importância, contando com a participação de representantes de 43 municípios da nossa região, demonstrando o compromisso coletivo com a educação fiscal e a cidadania.
A cerimônia de abertura contou com o pronunciamento da secretária Elenir Fátima Queiroz Capellari, que destacou a relevância do seminário para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Em seguida, o vice-prefeito e prefeito em exercício, André Danetti, saudou os presentes, ressaltando a importância da troca de experiências entre os municípios.
O evento incluiu apresentações culturais das escolas da rede municipal de ensino, com destaque para a apresentação do EMEI Sonho Meu, sob a orientação da professora Daiane, com alunos do Maternal III. As crianças encantaram a todos com suas performances, trazendo um toque especial ao seminário.
Dando sequência à programação, os participantes puderam assistir a palestras enriquecedoras. Adelar Vendrusculo, analista tributário da Receita Estadual, abordou o tema “Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha”, esclarecendo conceitos fundamentais e a importância da fiscalização consciente. Logo após, Paulo Roberto Sanches apresentou o Programa de Integração Tributária (PIT), oferecendo uma perspectiva prática sobre a integração das ações tributárias.
Na parte da tarde, Rosaura Vargas, auditora fiscal, conduziu uma palestra instigante intitulada “Desvendando a Educação Fiscal: Estratégias Empolgantes para Transformar o Ensino”, abordando as metodologias SAERS, SAEB, PIT e Nota Fiscal Gaúcha. Seu enfoque inovador e dinâmico promete inspirar educadores a adotar novas abordagens em sala de aula.
O seminário não apenas promoveu um espaço de aprendizado e reflexão sobre a educação fiscal, mas também reforçou a importância de formar cidadãos informados e conscientes, que entendam seu papel na sociedade. A troca de experiências e boas práticas entre os municípios é um passo essencial para a construção de um futuro mais justo e transparente.
Hoje, dia 22 de outubro, o município de Vista Gaúcha acolhe o 2° Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, realizado no auditório municipal Michelli Prates. Este evento é de extrema importância, contando com a participação de representantes de 43 municípios da nossa região, demonstrando o compromisso coletivo com a educação fiscal e a cidadania. A cerimônia de abertura contou com o pronunciamento da secretária Elenir Fátima Queiroz Capellari, que destacou a relevância do seminário para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Em seguida, o vice-prefeito e prefeito em exercício, André Danetti, saudou os presentes, ressaltando a importância da troca de experiências entre os municípios. O evento incluiu apresentações culturais das escolas da rede municipal de ensino, com destaque para a apresentação do EMEI Sonho Meu, sob a orientação da professora Daiane, com alunos do Maternal III. As crianças encantaram a todos com suas performances, trazendo um toque especial ao seminário. Dando sequência à programação, os participantes puderam assistir a palestras enriquecedoras. Adelar Vendrusculo, analista tributário da Receita Estadual, abordou o tema “Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha”, esclarecendo conceitos fundamentais e a importância da fiscalização consciente. Logo após, Paulo Roberto Sanches apresentou o Programa de Integração Tributária (PIT), oferecendo uma perspectiva prática sobre a integração das ações tributárias. Na parte da tarde, Rosaura Vargas, auditora fiscal, conduziu uma palestra instigante intitulada “Desvendando a Educação Fiscal: Estratégias Empolgantes para Transformar o Ensino”, abordando as metodologias SAERS, SAEB, PIT e Nota Fiscal Gaúcha. Seu enfoque inovador e dinâmico promete inspirar educadores a adotar novas abordagens em sala de aula. O seminário não apenas promoveu um espaço de aprendizado e reflexão sobre a educação fiscal, mas também reforçou a importância de formar cidadãos informados e conscientes, que entendam seu papel na sociedade. A troca de experiências e boas práticas entre os municípios é um passo essencial para a construção de um futuro mais justo e transparente.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar