Jovens que frequentam as atividades promovidas nos Centros da Juventude, do Programa de Oportunidades e Direitos, vinculado ao governo estadual, tiveram uma missão especial no South Summit Brasil. Um espaço de aproximadamente 25 metros do muro da parte interna do Cais Mauá, onde se realiza o evento de inovação em Porto Alegre, foi grafitado ao longo da semana por jovens dos seis centros: Cruzeiro, Restinga, Rubem Berta e Lomba do Pinheiro, na Capital, e das instituições de Viamão e Alvorada, na Região Metropolitana.

A área delimitada no muro para a ação foi dividida em quatro trechos, onde os educandos e educadores de cada centro buscaram trazer suas ideias para a grafitagem.

A inspiração do educador Renan Vilas, do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro, para o trabalho junto aos jovens foi a obra “Os Operários”, de Tarsila do Amaral. Para isso, o educador, responsável por oficinas de fotografia, arte e moda e costura, e os educandos produziram retratos dos participantes e trouxeram para compor o grafite no Cais. Eduardo Sats, do Centro da Cruzeiro, buscou referências da vida na localidade, que fogem das tradicionais imagens e pontos turísticos da Capital, como a Usina do Gasômetro e a estátua do Laçador. “Essa é a Porto Alegre que eles convivem”, afirma Sats.

A grafitagem será concluída até esta sexta-feira (6/5), último dia da primeira edição do South Summit.

Centros da Juventude

Os Centros da Juventude são territórios que oferecem diversas atividades, entre as quais cursos de formação e qualificação profissional, aprendizagem, reforço escolar, atividades de artes, cultura, lazer e esportes que buscam aprimorar talentos. Estão localizados em seis áreas, quatro em Porto Alegre (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta), Viamão e Alvorada.

South Summit

Realizado desde 2012 em Madri, na Espanha, o South Summit é uma plataforma global de inovação e aproximação entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. A edição brasileira tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e IE University, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.

Texto: Vagner Benites/ Ascom SPGG
Edição: Secom



Governo do Estado do RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.