O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, agradeceu o governo do Estado pela disposição em receber refugiados ucranianos. Na manhã de quarta-feira (4/5), ele foi recebido na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) pelo titular da pasta, Edson Brum, representando o governador Ranolfo Vieira Júnior. Também participaram do encontro o secretário adjunto, Joel Maraschin, e o diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Leonardo Neves.

O diplomata, que atualmente é o responsável pela embaixada ucraniana no Brasil, falou sobre a boa relação da Ucrânia com o Estado e solicitou auxílio para estimular ajuda humanitária ao país. Em documento protocolado na ocasião, o governo ucraniano denunciou ataques russos a áreas civis que destruíram edifícios residenciais e hospitais, matando civis.

O pedido de ajuda humanitária, assinado pelo ministro da Saúde da Ucrânia, é acompanhado por uma lista de necessidades do país que inclui medicamentos, equipamentos hospitalares, produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis e desidratados.

Durante a conversa, o encarregado citou também o apoio recebido pelo seu país para a participação de 258 atletas ucranianos nas Surdolimpíadas. A delegação é a segunda maior da competição que ocorre em Caxias do Sul de 1º a 15 de maio. Com desempenho de destaque, o país do leste europeu ocupa a primeira posição no quadro de medalhas após os três primeiros dias de competição.

Texto: Ascom Sedec
Edição: Secom



Governo do Estado do RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.