VISTA GAÚCHA É DESTAQUE ENTRE OS 5.567 MUNICÍPIOS DO BRASIL PELA 2ª VEZ CONSECUTIVA.

Conforme pesquisa realizada pelo Ministério Público Federal no Ranking da transparência de gestão pública de Governo Municipal, o Município de Vista Gaúcha-RS, recebeu pela 2ª vez consecutiva, nota máxima entre os 5.567 Municípios, 26 Estados e Distrito Federa.

O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 33% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal em todo o país. Esse é um dos resultados verificados pelo Ranking Nacional da Transparência. O questionário aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal no Brasil inteiro foi elaborado no bojo da ação nº 4 da ESTRATÉGIA NACIONAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO (ENCCLA) DO ANO DE 2015 e agora para o ano de 2016, por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização. O questionário formulado a várias mãos pelas instituições de controle é essencialmente baseado nas exigências legais, á exceção dos dois itens finais que são considerados “boas práticas de transparência”. Porém, é possível dizer que o Município de Vista Gaúcha, no cerne das Leis está a Nível muito satisfatório de Transparência pela pesquisa do (MPF)

Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,21, em 2016. Segundo o Ministério Público Federal, os Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Para o Ex. Prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir José Locatelli esta pontuação prova o comprometimento e seriedade que um gestor deve ter na condução do dinheiro público Municipal, e proporcionando acesso fácil as informações através do portal da Transparência.

AVALIAÇÃO MPF

           ANO   1ª AVALIAÇÃO     2ª AVALIAÇÃO        POSIÇÃO
           2016            6,90          10,00               1º

Carregando...